Programa que utiliza a educação para conscientizar os usuários a respeitar as leis de trânsito e a pilotar de forma defensiva, o Moto Amiga, desenvolvido pelas concessionárias Honda, comemora os dez anos da Operação Lei Seca em Pernambuco. Parceiro da Lei Seca, criada em 2011, nas ações de educação no trânsito, o Moto Amiga tem contribuído para a redução do número de acidentes e mortes e planeja ampliar as ações de parceria, como palestras, blitz educativas, e cursos de treinamento.
Em uma década, a Operação Lei Seca abordou 3.243.128 motoristas e as infrações por alcoolemia correspondem a 1,8% do total das checagens realizadas no Estado, totalizando 58.269 autuações. Nesse período, 59.811 motoristas tiveram sua Carteira Nacional de Habilitação recolhida.
“Podemos dizer que, ao longo destes dez anos, a missão da Operação Lei Seca em Pernambuco tem sido, acima de tudo, promover uma mudança de cultura e de hábitos com relação ao comportamento das pessoas no trânsito. Em 2021, uma década após a criação da Lei Seca, segundo projeção realizada pela Secretaria de Defesa Social, temos a estimativa de mais de 13 mil de vidas salvas no Estado”, afirma o coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco, Felipe Gondim.
“Em 2022, estaremos em várias ações educativas, junto com a Operação Lei Seca em todo o estado. Todas as concessionárias Honda em Pernambuco, Paraíba e Alagoas serão visitadas pelo Moto Amiga e os gestores da Lei Seca nesses estados, além de fomentarmos seis cursos de Pilotagem Defensiva, junto com a franquia Grau Profissionalizante. Todos esses cursos serão em parceria com Operação Lei Seca e o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes com Motos (Cepam) em cada estado”, diz Leonardo Maranhão, presidente a NOA Nordeste II – Núcleo Operacional Assohonda II, que compreende os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.